Quem Somos



Por meio do Instituto Construindo um Lugar Seguro tem se o objetivo de capacitar e assessorar as equipes que atuam na área de defesa e garantia de direitos a crianças e adolescentes, utilizando-se de uma metodologia que inclui dinâmicas, vivências e jogos educativos que irá auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre enfrentamento aos abusos infantis e às violências, promovendo a redução dos índices de violência infanto-juvenil e propiciando um espaço seguro para os mesmos.

As capacitações e assessoramento ofertados aos diversos atores sociais pelo Instituto Construindo um Lugar Seguro visa promover o acesso aos conhecimentos, meios, recursos e metodologias direcionadas ao aumento da participação social e ao fortalecimento do protagonismo dos usuários na conquista do espaço seguro para a proteção social.


A metodologia do material aplicado não é apenas destinada a impedir que a criança e adolescente sejam abusados, mas também busca evitar que eles se tornem abusadores, além de identificar os tipos de abusos. Portanto a princípio os Projetos são realizados para a área da Proteção Básica como em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Escolas, mas não deixa de atuar também na Proteção Específica como em Casas de Acolhimento e demais.


Como Nascemos


Como Nasceu o Instituto


O instituto iniciou-se a partir do Projeto José

A ideia da construção desta ferramenta da tecnologia social inovadora nasceu no contexto da Campanha Bola na Rede, promovida pela RENAS- Rede Evangélica Nacional de Ação Social, na cidade de Curitiba- PR em 2010.

O Projeto José é uma resposta concreta e criativa à pergunta “ como proteger e capacitar nossas crianças e adolescentes para agir preventivamente contra as diversas formas de abusos e explorações?” A construção coletiva desta resposta resultou num excelente trabalho- linguagem clara e contextualizada, textos dinâmicos e interativos, aplicação prática com princípios e valores. Projeto Jose Inspirados na história milenar e real de um jovem hebreu que sofreu vários tipos de violência, conta-se uma trajetória de violações de direito e abandono, mas que com a superação tornou-se um case de sucesso como um grande administrador do Egito e ajudando vários outros povos da região. Portanto nos motiva a termos a resiliência.

Público Alvo


Educadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, professores, pastores, equipe como um todo, voluntários, músicos, organizações governamentais e não (Serviços de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, Casas Lares - Abrigamento, Escolas, Igrejas e interessados)

Histórico


De julho de 2014 até setembro 2015 foram capacitadas 664 pessoas em todo o Brasil em capacitações e palestras de sensibilização e conscientização: Minas Gerais: Pirapora, Montes Claros; Paraná: Curitiba, Almirante Tamandaré, Colombo, Palmeira, Guarapuava, Lapa, Itaperuçu; Santa Catarina: Joinville, São Paulo: São Paulo, Carapecuiba, Piratininga; Manaus; Sergipe: Aracaju, Laranjeiras

E com isto em 15 de Janeiro de 2016 foi criando oficialmente o Instituto Construindo um Lugar Seguro com seu lançamento em 07 de abril de 2016. Em 2016 houveram várias palestras de sensibilização e divulgação sobre o assunto O Instituto Construindo um Lugar Seguro- Projeto José atendeu todo o Brasil, priorizando o território de Curitiba incluindo as organizações governamentais e não governamentais (Curitiba, Lapa, Fazenda Rio Grande, Pontal do Paraná- PR; Joinvile-SC, Porto Alegre-RS; Pirapora, Taiobeiras, Fruta de Leite, Salinas, Padre Carvalho, Várzea da Palma, Novo Horizonte-MG, Araçariguama-SP, capacitou mais de 100 pessoas de forma direta, realizando vários trabalhos em parceria com Organizações Sociais em Curitiba como: Missão Aliança, ACRIDAS, SBB, RIA, REPAS, RENAS, Fenix, Provopar, Vale da Benção, Escola Adventista, Centro de Defesa Marista, Mãos Dadas, CEDUCA, Atuação Voluntária, Conselhos Tutelares, Convenção Batista, SEDS, Fundação Luterana e FIEP.A Organização ACRIDAS passou pela capacitação de alguns de seus técnicos.

Em 2017 a AMAS- Porto Amazonas realizou a capacitação do Projeto José aplicando com suas crianças e adolescentes, realizou palestras de Sensibilização em Igrejas como Curitiba Viva, Quadrangular do Pilarzinho- Curitiba, líderes das Igrejas Avivamento Bíblico de Curitiba e região, aulas online.

Em 2018 realizamos capacitações nos municípios de Paraná: Guarapuava, Cascavel, Pinhais e Tapejara; Santa Catarina: Joinville. Realizamos palestras de sensibilização e assessoramento em São José dos Pinhais, Curitiba, Campo Largo, Paranaguá, Cruz Machado, Piraquara no Paraná, e Pirapora em Minas Gerais. E no Congresso Estadual de Enfrentamento as Violências.

Os Mascotes

Diskayte - Apelido Disk


Disk tem 11 anos e tem de cuidar dos 5 irmãos mais novos, o pai foi embora, ela e seus irmãos ficam muito na rua onde são abusados pelos vizinhos.

É agente especial do comando de inteligência dos agentes de proteção CIAP.

Sem


Sem tem 10 anos - Pai bebe muito e é violento com a mãe, várias vezes teve que buscá-lo no portão bêbado. Sendo o caçula, seus irmão o batem muito também.

É agente especial do comando de inteligência dos agentes de proteção CIAP.

Missão


Desenvolver ações relevantes, preventivas e de proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes contra às violências.

Título de Utilidade Pública - Assembléia Legislativa do Paraná


Assista ao Vídeo


O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou por unanimidade no dia 13/06/2017, o projeto de Lei Nº 162/17 que concede o título de utilidade pública ao Instituto Construindo um Lugar Seguro, entidade instalada no bairro Boqueirão, em Curitiba.

A proposta foi apresentada pelo Deputado Estadual Gilson de Souza (PSC) e visa reconhecer o belo trabalho desenvolvido pelo instituto na área social, que presta atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência.

Idealizadoras


Conheça as Idealizadoras do Instituto Construindo um Lugar Seguro

Regina Rempel

+55 41 9 9675-2791


Assistente Social (PUC-PR) formada em Teologia (ISBIM-PR) pós graduação em Missão Integral (FLT-PR), participou de vários cursos sobre violência e exploração sexual de crianças e adolescentes e Politica de Proteção (Cursos Claves, KNH). Formação em Tutoria, Mentoria e Coaching - Assessoria em Implantação de Projetos Sociais. E experiência em trabalhos diversos com crianças e adolescentes por vários anos na Alemanha.

Wanda Hudson

+55 41 9 9612-8753​⁠​


Enfermeira (UFMG) formada pela Universidade das Nações Especialização em Enfrentamento a Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (PUC-PR). Formação em Tutoria Mentoria e Coaching - Assessoria em Implantação de Projetos Sociais

Documentação Legal


Possuímos toda a Documentação Legal Necessária para nossos projetos


CMAS (Certificado Municipal da Assistência Social)

CMDCA (Certificado Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes).

CEBAS (Certificado de Entidade Brasileira de Assistência Social

Estatuto

Cartão de Inscrição no CNPJ

Utilidade Pública Estadual e Municipal

Alvará de Funcionamento

Falência e concordata

Negativa de débitos Trabalhistas e FGTS

Atestado de Capacidade Técnica

Carta de Exclusividade (inexibilidade)

Certidões Negativas Federal, Estadual e Municipal