Como Nasceu


A ideia da construção desta ferramenta da tecnologia social inovadora nasceu no contexto da Campanha Bola na Rede, promovida pela RENAS- Rede Evangélica Nacional de Ação Social, na cidade de Curitiba- PR em 2010.

O Projeto José é uma resposta concreta e criativa à pergunta “ como proteger e capacitar nossas crianças e adolescentes para agir preventivamente contra as diversas formas de abusos e explorações?” A construção coletiva desta resposta resultou num excelente trabalho- linguagem clara e contextualizada, textos dinâmicos e interativos, aplicação prática com princípios e valores. Projeto Jose Inspirados na história milenar e real de um jovem hebreu que sofreu vários tipos de violência, conta-se uma trajetória de violações de direito e abandono, mas que com a superação tornou-se um case de sucesso como um grande administrador do Egito e ajudando vários outros povos da região. Portanto nos motiva a termos a resiliência.

Público Alvo


Educadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, professores, pastores, equipe como um todo, voluntários, músicos, organizações governamentais e não (Serviços de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, Casas Lares - Abrigamento, Escolas, Igrejas e interessados)

Capacitação

O curso de formação possui 16 horas.


Afetividade

Tipologia da Violência

Sinais de Alerta

Perfil do Agressor

Perfil da Família

Brincar

Protagonismo

Construindo Laços de Proteção

Política de Proteção Infantil

Material - Kit

Conheça os materiais que disponibilizamos no kit do Projeto José

Cartilha

 

Um dos principais instrumentos do projeto, esta cartilha contém histórias, relatos e assuntos para o bate papo entre os participantes. Aborda todo o tema de forma lúdica e cativante.
Nela consta, 9 atividades entre dinâmicas e brincadeiras, frases para contextualização na contação da história de José, um personagem bíblico que passou por diferentes situações e é tomado como exemplo para mostrar às crianças e aos participantes do projeto como a vida pode se transformar.
O material inclui 12 lâminas de contação da história.

Os Mascotes

Diskayte - Apelido Disk


Disk tem 11 anos e tem de cuidar dos 5 irmãos mais novos, o pai foi embora, ela e seus irmãos ficam muito na rua onde são abusados pelos vizinhos.

É agente especial do comando de inteligência dos agentes de proteção CIAP.

Sem


Sem tem 10 anos - Pai bebe muito e é violento com a mãe, várias vezes teve que buscá-lo no portão bêbado. Sendo o caçula, seus irmão o batem muito também.

É agente especial do comando de inteligência dos agentes de proteção CIAP.

Fantoches


A Disk e o Sem são os Mascotes do Projeto José e Agentes Especiais de Proteção. Os nomes remetem ao Disque 100 (Disque Denúncia)

Certificados & Adesivos



No final de cada dia de atividades as crianças e os adolescentes deverão retirar uma parte do adesivo do mascote, que acompanha o material e colar no certificado, a fim de se tornarem Agentes de Proteção após a conclusão do projeto.

Jogos